Roupas masculinas em agosto – Inteligência e Comportamento Online

setembro 25, 2009 at 1:48 am Deixe um comentário

Timing é tudo! Se você perde o momento certo, certamente perderá o negócio.

Nesse post falarei mais sobre o universo varejista e minhas percepções.  

Agora no meio do ano, um amigo meu estava pensando em montar uma marca de roupas masculina. Partindo do tema, comecei pesquisar na internet lojas, tendências, mercados e estratégias utilizadas pelos concorrentes nacionais.

No meio de um milhão de dados, obtive muitas surpresas. Vamos começar analisando a diferença entre teoria e prática:

Há muito tempo escutamos a conversa de que o mercado de moda masculino esta em alta. Para se ter uma idéia, através de uma pesquisa rápida no Google, encontrei uma reportagem de 2001 dizendo o seguinte: “O mercado de moda masculina está em alta. De acordo com o estilista, a Richard’s lançou uma coleção de jaquetas de couro que custavam R$ 1,2 mil. Em um mês todo o estoque acabou. Para Gomes, isso mostra que os homens estão gastando mais dinheiro para se vestir bem”.  

Bem, se esse burburinho só faz crescer, acredito que a tendência é cada vez mais consumidores procurarem sobre o tema na internet e cada vez mais lojas especializadas investirem nesse meio de comunicação, certo? Errado…

Como fiquei na dúvida quanto ao termo de pesquisa que homens poderiam digitar nas ferramentas de busca, acabei escolhendo “roupa masculina” e “moda masculina”.

Veja o que encontrei:

roupa masc.

Fonte: Google Trends

Como podemos notar, estranhamente as pesquisas por “moda masculina“ começaram bem antes de artigos relevantes sobre o tema serem divulgados. E havia muito mais demanda pelos termos do que de fato, artigos publicados.

Eu não sou especialista no comércio varejista, mas acredito que a maior parte da divulgação é feita quando ocorre lançamento da nova coleção e talvez em épocas especiais como dia dos pais, natal e dia dos namorados.

Pesquisando o mês que ocorreu o volume mais alto de pesquisa dos termos “moda masculina” e “roupa masculina”, encontrei o mês de junho para os 2 itens. Ou seja, o mês de junho é a época do ano em que mais se procura sobre moda masculina.

key

Fonte: Google AdWords

Junho… junho… junho é o mês dos namorados, certo? Mas será que só esse fato já é o suficiente para aumentar as pesquisas assim? Bem, deixe-me tentar colocar outras palavras como termos de buscas.

Separei alguns termos mais específicos como “camiseta masculina”, “camisa masculina”, “blusas masculina”, “jeans masculina” e “camisa social”.  Para todos os termos, agosto se mostrou campeão em volume de buscas.

Pensei também em separar o nome de uma loja masculina e verificar seus padrões de busca, porque nem sempre pessoas que buscam “moda masculina” ou “camisa masculina” são consumidores potenciais. Para filtrar mais ainda e ter um dado mais sólido sobre o mercado, resolvi procurar o termo “zara masculino”. Adivinhem o que encontrei? Sugestões de “zara camisas”, “jeans masculina” e “zara comprar”. Sendo a primeira relevante em junho e os outros 2 termos relevante em agosto. Estamos no caminho certo!

Então será que junho e agosto são realmente “meses-pico” de buscas?  E se isso acontece, alguém aí sabe dizer por quê? Bem, eu diria que no inverno as pessoas tendem a se lembrar que precisam se vestir sabe… então a demanda aumenta. Acredito que o fator clima nesse caso conta muito. Junho como já citado tem dia dos namorados. E agosto? Ah, agosto tem dia dos pais!!

Parace que as empresas perderam o timing no começo, onde encontramos mais procura do que conteúdos relevantes publicados, mas há nexo quanto as buscas e as datas.

Fazendo agora uma observação no que acabei encontrando, enquanto estudava os termos de pesquisa, acabei me deparando com algo intrigante: quando se pesquisa por “camisa masculina”, a ferramenta sugere também termos como “terno”, “traje social”, “traje social completo”, “traje noivo” e “meio fraque”. Todos esses termos  tem seu pico de pesquisa em agosto.

Outro ponto interessante que encontrei, é que apesar do pico em agosto o termo “traje social” apresenta um volume de 12.100 pesquisas/mês e uma concorrência de anunciantes “média”. Ou seja, essa (e também muitas outras) são palavras legais para se colocar como “palavra-chave” quando for fazer uma divulgação do website através do Google. Lembrando que quanto maior o volume de pesquisas e menor a concorrência dos outros anunciantes, o site tem maior possibilidade de ficar em uma boa colocação nas pesquisas.

Tentando desvendar o mistério das roupas sociais em agosto, lembro que no final do ano tem formaturas, certo? Confesso que se fosse pesquisar o mercado feminino, ficaria mais fácil! Mulheres vão ao cabeleireiro, procuram tendências e penteados na internet… Então acho que conseguiria fazer uma relação mais sólida.

De qualquer maneira, minha intenção com esse post é fazer com que empresários desse segmento entendam se seus esforços de marketing estão focados no lugar certo. Isto é, será que as ações estão realmente atingindo o público-alvo no momento certo? A diferença de percepção gera ineficiência no mercado on-line. Se você, lojista, prestar atenção às tendências de buscas, poderá capturar melhor a atenção dos compradores já no inicio de suas pesquisas de compra.

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O que depende dos resultados? Desbravando novos mercados

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