Cacau Show vs. Brasil Cacau vs. Kopenhagen vs. Comportamento Online

setembro 28, 2009 at 4:38 am 7 comentários

“A rede de franquias Brasil Cacau, especializada na venda de chocolates, foi criada pelo grupo CRM, o mesmo da Kopenhagen, para atender o público da classe C”. Revista Desafios

O mercado de chocolates no Brasil vem sendo observado há tempos, especialmente depois do sucesso da Cacau Show. O grupo CRM, por exemplo, investiu na abertura de uma nova marca, chamada Brasil Cacau para disputar essa mesma fatia de mercado.

Antes de começar uma análise da percepção dos clientes para cada marca (Brasil Cacau VS. Cacau Show), vamos descrever aqui um pouco da estratégia de negócios de ambas:

Cacau Show – Um show de chocolate

Bom, logo ao entrar no site, me deparei com uma frase que me chamou atenção: Cacau Show – a maior rede de chocolates finos do mundo.

Mas pera aí! Chocolates finos não são aqueles que uma trufa custa R$10,00, tipo a Saint Phylippe ou mesmo a Kopenhagen? Tudo bem, na vida me ensinaram a não julgar o conteúdo pela capa, portanto o valor do chocolate não quer dizer muita coisa. Sendo assim, tive que experimentar. Realmente, aprovado! Não sei se vale o que custa… nem ouro tinha dentro!! Mas dava para perceber que estávamos falando de chocolates realmente finos!

Voltando a estratégia da Cacau Show. O que eu entendi é que eles produzem esse tal de chocolate fino em grande escala e por isso, conseguem os custos baixinhos baixinhos. Assim, uma trufa Cacau Show custa menos da metade de um Saint Phylippe.

Brasil Cacau – Chocolates de qualidade

Para desenvolver essa marca, o grupo apostou na diversidade do Brasil. Apesar do layout da loja, bem como embalagens super coloridas, os produtos são basicamente os mesmos. Visitando uma loja da marca, fica na cara a estratégia de tentar roubar uma fatia de mercado da Cacau Show.

O que fica claro aqui, é que a Cacau Show descobriu um nicho de mercado extremamente interessante para os investidores. Eles produzem chocolates de qualidade a baixos custos, voltados à classe C (que alias, só faz crescer no Brasil).

Eu experimentei as 2 marcas. São um pouco parecidas… Na verdade, ambas parecem ser bastante industrializadas e nada artesanais.

Bom, “convencida” que as 2 marcas estavam buscando os mesmos clientes, decidi fazer uma pesquisa para saber qual marca é mais popular no universo online.

cacau
Fonte: Google Trends

E me veio algo intrigante na cabeça…

Ok. Os meses de procuras são basicamente os mesmos. Abril, março, dezembro, coincidindo com páscoa e natal. Mas, não é que de 2007 em diante a Cacau Show superou a popularidade online da Kopenhagen? E naõ estou dizendo que as pesquisas por Kopenhagen continuaram no mesmo patamar enquanto Cacau Show ultrapassou. Não é isso não. Estou dizendo que realmente as buscas pela marca ou continuaram iguais ou diminuiram, como pode ser visto em dezembro de 2008.

Agora as estratégias ficam bem mais claras!

Se o marketing da Cacau Show bate tanto na tecla dos chocolates finos a preço baixo, isso só poderia alfinetar 1 marca com grande capacidade de produção: Kopenhagen! (que produz chocolates finos a preços altos)

Então, a Grupo CRM se empenhou em construir uma nova marca porque provavelmente eles perderam alguns (muitos!!) clientes da Kopenhagen para Cacau Show e não porque simplesmente pegaram carona em um novo nicho de mercado.

Ou seja, o rival da Cacau Show não é a Brasil Cacau (como o grupo quer fazer a gente pensar) e sim a Kopenhagen. Mas, com a abertura de uma nova marca, os holofotes mudaram de lugar… deixando a Kopenhagen livre para tomar outros caminhos para se diferenciar.  

Agora, caro leitor, eu te pergunto: Será que essa estratégia vai colar?

Entry filed under: Business, Comportamento, Varejo. Tags: , , , , , , , , , , .

SIM na Era Virtual Nossas velhas promessas de ano novo

7 Comentários Add your own

  • 1. Fabricio Lima  |  outubro 17, 2009 às 8:09 pm

    Sobre o termo Chocolates Finos, está mais associado à formulação do produto do que ao preço de venda, o choclate fino é aquele fabricado com ingredientes nobres, sem adição de gordura hidrogenada, soro de leite, etc. Como é o caso de Cacau Show e Kopenhagen e talvez não seja o da Brasil Cacau, aí é necessário dar uma olhada na embalagem (ingredientes).
    Acho que se a Brasil Cacau simplesmente imitar as embalagens, sem se preocupar em criar, estará sempre um passo atrás da Cacau Show.

    Responder
    • 2. camilasimielli  |  outubro 18, 2009 às 3:04 pm

      Sim, concordo. Mas, tomando como base o meu gosto pessoal, não consigo comparar kopenhagen com cacau show. Não vejo comparação. Então comecei questionar se realmente o “chocolate fino” foi uma estratégia de marketing para promover a marca e “cutucar” sua rival ou se realmente os chocolates cacau show contém ingredientes para realmente ser rotulado de chocolate fino. E sim, imitar as embalagens não é o caminho.
      Obrigada pelo comentário!!!

      Responder
    • 3. David  |  outubro 30, 2009 às 3:10 am

      Infelizmente olhando os rótulos ví que os deliciosos chocolates kopenhagem tem sim gordura trans, foi um desapontamento pois adoro o chocolate deles, estava comprando chocolates lá quase toda semana agora faz um mês que não compro lá, espero que eles mudem isso, vou voltar a comer lá bem ocasionalmente.

      Responder
  • 4. Luciana  |  novembro 4, 2009 às 4:57 pm

    Para ser honesta,vejo uma diferença enorme entre os chocolates Cacau Show e Kopenhagen..eles nem se compraram.
    Fui a uma loja Brasil Cacau conhecer o produtos (Joao Cachoeira -SP) a loja e super moderna, pratica. O chocolates são OTIMOS, diferem muito do saber do cacau show; as embalagens estão super criativas. Eu com certeza vou comprar muito na Brasil Cacau, principalmente para presentes no final de ano!

    Responder
  • 5. Lucia  |  abril 4, 2010 às 3:22 am

    Na verdade, uma vez que a Kopenhagen está por tras da Brasil Cacau, acredito que eles cresçam. Acredito e espero, pois a Cacau Show se intitula como produtora de chocolates finos a preço baixo e isso simplesmente não existe. Esperar comprar matéria prima da belga Callebaut, por exemplo, a preço de banana é sonho impossível. Já comi chocolates da Cacau Show. Costumavam ser bem melhores e nessa loucura de aumentar o faturamento a qualquer custo a qualidade está indo pro espaço. Quanto aos cookies, a embalagem é bonitinha, mas é só. São secos, feios e sem gosto!

    Responder
  • 6. Willian Del Cool  |  maio 8, 2010 às 1:56 pm

    Não sei o que houve, mas não achava diferença nenhuma entre chocolates da Kopenhagen e outras marcas boas, porem sou um grande apreciador de chocolates e de março de 2010 pra cá tenho notado que o chocolate da Kopenhagen se destacou mais perante aos outros, o sabor, a cremosidade está diferente, melhorou muito.

    Responder
  • 7. juliana  |  agosto 30, 2010 às 1:48 am

    Comparo sim as marcas: cacau show x kopenhagen e só da cacau show nao ter gordura hidrogenada ja ganhou da rival que na minha opinião já nao tem o mesmo sabor Há muitos anos,
    na decada de 80 me lembro bem os chocolates da kopenhagen tinham outro sabor…(sem gordura hidrogenada) hoje percebo que caiu a qualidade mas mantiveram os altos preços devido a fama.

    Responder

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Total de visitas desde 25/set/09

  • 139,219 hits

Receba por email aviso sobre novo post!

Compartilhe!

Add to FacebookAdd to DiggAdd to Del.icio.usAdd to StumbleuponAdd to RedditAdd to BlinklistAdd to TwitterAdd to TechnoratiAdd to Yahoo BuzzAdd to Newsvine

Parceiros

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui! LinkLog

%d blogueiros gostam disto: