Schin vs. Brahma, Ford vs. GM, Seda vs. Pantene e o que podemos aprender com isso

outubro 2, 2009 at 6:20 pm Deixe um comentário

Uma das vantagens de se usar dados observados da internet para medir a força de uma marca, é o imediatismo da resposta.

Após realizar um grande esforço de marketing, seja para promover um novo produto, seja para promover algo de novo em um produto já existente, as empresas fazem estudos para entender o nível de aceitação dessas campanhas. Esses estudos, em sua maioria, levam meses para ficarem prontos.

Mostrarei através desse post, que em questão de minutos se torna fácil medir a eficácia de todo esforço de marketing utilizado pelas empresas para impulsionar as marcas.

Acho que todos se lembram daquela propaganda lançada no segundo semestre de 2003, “Experimenta” da cerveja Nova Schin.

Como grande parte do público-alvo considerava a Schincariol uma cerveja para pessoas de baixa renda e com qualidade in­ferior a outras cervejas do mercado, a empresa revolveu reverter essa idéia criando uma nova cerveja, construindo uma nova marca, produzida por uma nova empresa. Ai veio a Nova Schin, substituindo a Schincariol.

Vejamos o que essa marca conseguiu de resultado, comparando com sua concorrente Brahma, da Ambev:

brahmaxschin

Fonte: Google Trends

As pesquisas do Google só mostram a partir de 2004, mas mesmo assim da para ter uma idéia do rebuliço causado pela “nova” cerveja.

Lembrando que a Brahma pegou carona nesse sucesso e conseguiu bastante visibilidade com a história do Zeca Pagodinho que começou sendo garoto-propaganda da Schin e depois resolveu estrelar um comercial da concorrente Brahma, no qual disse ter voltado para o seu “amor”.

Atente como a campanha “Experimenta” conseguiu alavancar a marca:

schin

Fonte: Google Trends

Mudando o seguimento, resolvi  analisar as grandes rivais Unilever e Procter and Gamble com suas respectivas marcas Seda e Pantene.

sedaXpantane

Fonte: Google Trends

Ao me deparar com esse salto da Seda em 2005, resolvi procurar na internet para entender o que tinha acontecido e foi então que eu encontrei a explicação: “A linha Seda lançou no último domingo, 1º de maio, a ‘Promoção Seda no Caminhão do FaustãoPortal da Propaganda

Caramba, a mulherada realmente ficou alvoroçada.

Em 2007, a Pantene deu uma leve sobressaída, contratando a Gisele Bündchen como estrela principal.

Analisando o final do gráfico, notamos uma perda de popularidade da marca Seda, comparada com os anos atrás. E pensando nisso, a Unilever está investindo R$ 25 milhões para reposicionar a linha.

Vamos falar um pouco de carros  agora.

Outro dia estava eu vendo televisão, quando me deparei com uma propaganda gozada… Uma mulher, ao ser questionada sobre como ela se vê daqui a 5 anos, imagina a pessoa que lhe fez a pergunta, sendo seu motorista no carro Ford Fusion. O titulo da propaganda é “Quem dirige o novo Ford Fusion fez por merecer”.

Achei a propaganda engraçadinha e resolvi entender o quanto outras pessoas também acharam. Obtive um gráfico surpreso! Ainda mais comparando com seu carro rival: Vectra

fusionXvectra

Fonte: Google Trends

A propaganda que eu mencionei, foi lançada em junho de 2009. E veja só… deu um pequeno salto… nada comparado com o solto feito em 2006, com o lançamento do carro.

Chequei também, regiões onde cada carro é mais popular. A popularidade do carro Ford Fusion esta visivelmente em São Paulo, diferente do Vectra, onde Santa Catarina ocupa primeiro lugar e São Paulo fica em quarto.

Essas pesquisas mostram que os dados sobre os comportamentos de busca, podem oferecer uma visão rápida e privilegiada do processo de tomada de decisão sem ser distorcido por nenhuma tendência ou preconceito na seleção dos participantes.

Entry filed under: Business, Comportamento, Varejo. Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , .

Ejaculação precoce e outros segredos masculinos Rio de Janeiro será a sede dos Jogos Olímpicos de 2016

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Total de visitas desde 25/set/09

  • 139,219 hits

Receba por email aviso sobre novo post!

Compartilhe!

Add to FacebookAdd to DiggAdd to Del.icio.usAdd to StumbleuponAdd to RedditAdd to BlinklistAdd to TwitterAdd to TechnoratiAdd to Yahoo BuzzAdd to Newsvine

Parceiros

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui! LinkLog

%d blogueiros gostam disto: