Inteligência Online – Descobrindo, em menos de 5 minutos, tudo sobre seu concorrente

outubro 7, 2009 at 3:04 am 2 comentários

Um ano após o início dos efeitos mais graves da crise internacional no País, o comércio varejista exibe um nível de vendas recorde, com tendência de crescimento, segundo observou o técnico da coordenação de serviços e comercio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Reinaldo Pereira. “No último trimestre do ano passado, o comércio varejista ressentiu um pouco com a crise, com redução do nível de vendas. Depois, com as medidas do governo e o desempenho do mercado interno, hoje estamos até acima do patamar de vendas do início da crise”, afirmou Pereira.

“As vendas do comércio varejista subiram 0,5% em julho, ante junho, na série com ajuste sazonal, apontou pesquisa divulgada nesta terça-feira pelo IBGE. Na comparação com julho do ano passado, as vendas aumentaram 5,9%, um resultado que ficou também abaixo da mediana projetada por analistas.” IBGE

O varejo e vários segmentos em geral, passaram por tudo e mais um pouco de uns tempos para cá.

Nesse ambiente, como encarar o incerto?

Dentre inúmeras hipóteses, quero focar no consumidor e seu respectivo comportamento. O mercado não desaparece, ele muda. Ficar sempre atento às mudanças  de hábitos e de necessidades dos seus consumidores é essencial em momento de crise e sempre!

Pensando no segmento moda, optei por falar das seguintes concorrentes: Renner, C&A e Riachuelo.

Aposto que vc deve estar pensando que as 3 marcas são concorrentes diretos, certo? Bom, de certa maneira, elas são! Não posso negar. São lojas de departamento que atendem basicamente o público que mais cresce no Brasil, a classe C.

Porém, as tabelas abaixo mostram informações muito curiosas referente ao público-alvo de cada marca.

Começando pela Renner, em menos de 1 minuto podemos encontrar as seguintes informações:

renner

Ou seja, o público-alvo crescente tem em média 35-44 anos, com filho e pode ser visto um aumento de pesquisa pelo sexo masculino.

Analisando outros relatórios, também disponíveis no site da Alexa, é possível constatar maior interesse dos internautas em saber onde estão localizadas as lojas da Renner. Quanto às ferramentas de busca, a maioria utiliza o Google para encontrar informações. Também é possível dizer que a Renner esteja fazendo alguma parceria com a Dell, pois alguns acessos vêm desse site. Para confirmar, digitei “Renner” + “Dell” no Google e encontrei a promoção “Renner e Dell conectadas pela moda”. Outras fontes de acessos são Orkut e Virtual Target.

Bom, em menos de 5 minutos encontramos e analisamos o público-alvo da marca Renner bem como sua estratégia online.

Agora vamos passar a bola para Riachuelo.

Também através do site Alexa, pude encontrar as seguintes informações:

riachuelo

Curiosamente podemos verificar predominância de homem, entre 45-54 anos, e sua maioria com filho.

Lojas Riachuelo e Riachuelo Pânico (procurei no Google e descobri que é uma estratégia de parceria com o programa Pânico) são algumas palavras-chave que levam para o site. Quanto às ferramentas de busca, Google é a principal fonte seguida de Orkut, MSN.com e Marisa. Ah, encontrei também pesquisas sobre o programa de trainee da Riachuelo, mas não os considerei na pesquisa, pois não faz parte desse tema.

Por fim, C&A:

cea

Aqui, já podemos notar um púiblico mais jovem, entre 18-24 anos, sem filhos e aparentemente um crescimento maior da ala masculina.

Dentre os principais termos de busca encontram-se “C&A” e “lojas c&a”. A ferramenta de busca que joga tráfego para o site oficial é o Google, seguindo por Orkut e Adobe (tenho para mim que é necessário instalar algum recurso do Adobe para visualizar algum item no site da C&A).

Em suma, temos aí diferentes públicos, e uma estratégia diferente de parceria utilizada pela Renner (Dell) e pela Riachuelo (Pânico)

Comparado a popularidade das 3 marcas, temos Renner como mais popular (online), conforme gráfico a seguir:

comparativo

Fonte: Google Trends

Através desse gráfico também não se pode obversar nenhum efeito tenso da crise.

Mas, em questão de minutos, podemos observar quem de fato são nossos clientes online e o que nossos concorrentes estão fazendo, em tempo real!

Se quisermos ir além, podemos ainda medir o quão eficaz cada ação de marketing de nossos concorretes esta sendo. Mas aí, é papo para outro dia…

Não é mágico?!

Divulgue:

Add to FacebookAdd to DiggAdd to Del.icio.usAdd to StumbleuponAdd to RedditAdd to BlinklistAdd to TwitterAdd to TechnoratiAdd to Yahoo BuzzAdd to Newsvine

Entry filed under: Business, Comportamento, Varejo. Tags: , , , , , , , , , .

Publicidade: período da manhã é o melhor para atrair internauta Tem horário certo para enviar e-mail marketing?

2 Comentários Add your own

  • 1. Bruno P  |  outubro 7, 2009 às 12:50 pm

    marisa???

    Responder
  • 2. Rodrigo  |  junho 17, 2010 às 11:42 pm

    Muito bom o artigo, me ajudou muito! Obrigado =)

    Responder

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Total de visitas desde 25/set/09

  • 139,219 hits

Receba por email aviso sobre novo post!

Compartilhe!

Add to FacebookAdd to DiggAdd to Del.icio.usAdd to StumbleuponAdd to RedditAdd to BlinklistAdd to TwitterAdd to TechnoratiAdd to Yahoo BuzzAdd to Newsvine

Parceiros

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui! LinkLog

%d blogueiros gostam disto: