23 minutos por dia

outubro 19, 2009 at 10:29 pm Deixe um comentário

Em 2008, os trabalhadores brasileiros admitiam gastar 51 minutos por dia – o equivalente a 4,25 horas semanais – navegando em sites não relacionados ao trabalho durante o expediente. Este ano o número caiu para 23 minutos por dia, ou 1,91 horas semanais, o que representa uma redução de 54,90% sobre a média semanal apurada em 2008.

Os dados são do estudo Web@Work América Latina, realizado pela empresa Websense, especializada em segurança da informação. O objetivo do trabalho foi traçar o panorama atual das práticas corporativas de segurança e hábitos de navegação na Internet dos funcionários diversas empresas do Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru e América Central. Para chegar aos resultados a Websense entrevistou 700 trabalhadores em empresas com, no mínimo, 250 funcionários. Foram realizadas 100 entrevistas em cada país, sendo 50 com funcionários e 50 com gerentes de TI.

O que eles procuram?

Os sites de notícias são os preferidos para leitura durante o expediente e representam 96% dos acessos entre os entrevistados. O segundo lugar ficou com as páginas governamentais, com 74%, e o terceiro com sites financeiros e Internet Banking, com 66%.

Os números mostram uma mudança no padrão de comportamento dos usuários. No ano anterior, os sites de Internet Banking ocupavam o primeiro lugar no ranking, seguidos pelas páginas governamentais e de notícias.

“À medida que o governo disponibiliza mais serviços online para a comunidade como alternativa para as filas, é natural que os cidadãos comecem a utilizá-los e a busca por eles aumente consideravelmente. Foi assim quando houve o boom do Internet Banking, que agora está estabilizado porque a maioria das pessoas consegue administrar suas finanças com menos acessos e gasta menos tempo conectados em cada um desses acessos”, explica Fernando Fontão, Gerente de Engenharia de Vendas para América Latina da Websense.

Outros dados que merecem destaque são os acessos aos sites de meteorologia (56%) e serviços de mensagens instantâneas (36%), bastante lembrados entre os participantes da pesquisa.

Percepção dos gerentes de TI

Em contraponto, quando perguntado aos gerentes de TI brasileiros quanto tempo eles acreditam que os funcionários gastam em média por semana explorando sites não relacionados ao trabalho, a resposta foi de 5,3 horas, uma diminuição de 8,6% em relação a 2008 (5,8 horas).

“Essa estatística mostra que ainda há um abismo entre a realidade da navegação e a percepção dos gerentes em relação a essa realidade. Isso mostra que somente a aplicação de tecnologia pode permitir um gerenciamento adequado, sob o risco de se bloquear demais ou de menos.”, acredita Fontão.

Os gerentes de TI brasileiros acreditam que 100% de seus funcionários acessam sites financeiros e de Internet Banking durante sua rotina de trabalho, seguido de sites de notícias (96%) e governamentais (92%). O acesso aos sites que prestam serviços de mapas (Apontador.com e GoogleEarth.com) surge como novidade na pesquisa e já ocupa a quarta colocação, na visão dos gerentes de TI (80%).

Segurança da informação em destaque

Enviar documentos do trabalho para o e-mail pessoal é a principal preocupação dos gerentes de TI brasileiros (74%), que temem a invasão do e-mail por hackers. Além disso, 58% desses gerentes também têm a preocupação de que seus funcionários deixem o computador de trabalho nas mãos de um amigo ou membro da família, facilitando o vazamento de informações sigilosas.

Outra preocupação é o acesso aos sites de conteúdo adulto, acidental ou propositalmente. Os gerentes de TI brasileiros afirmam que esses acessos tiveram um aumento de 39 pontos percentuais em relação ao ano passado – passaram de 17% para 56%.

Para que a segurança na internet seja levada a sério pelos funcionários e gerentes de TI, as ameaças de demissão parecem ser a norma nas empresas. 74% dos funcionários brasileiros acreditam que seus empregos estarão em risco se forem pegos acessando sites de jogos durante o trabalho. Quando questionados sobre as práticas virtuais que possam colocar seus empregos em risco, 86% dos gerentes de TI do Brasil disseram que acreditam no risco de vazamento de informações.

 

Fonte: Pesquisa Web@Work América Latina 2009
HSM Online

Entry filed under: Comportamento, Reportagens. Tags: , , .

A influência da televisão no nosso comportamento online Fumar causa câncer?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Total de visitas desde 25/set/09

  • 139,219 hits

Receba por email aviso sobre novo post!

Compartilhe!

Add to FacebookAdd to DiggAdd to Del.icio.usAdd to StumbleuponAdd to RedditAdd to BlinklistAdd to TwitterAdd to TechnoratiAdd to Yahoo BuzzAdd to Newsvine

Parceiros

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui! LinkLog

%d blogueiros gostam disto: