Fumar causa câncer?

outubro 21, 2009 at 2:48 am 1 comentário

Analisando as principais buscas pela palavra “parar”, encontrei:

1. sem parar
   
2. parar fumar
   
3. parar de fumar
   
4. Fumar
   
5. foi parar
   
6. para de fumar
   
7. quero parar
   
8. parar o tempo
   
9. parar de beber
   
10. sem para  

Deixando de lado os termos referentes ao aparelho móvel sem parar, percebi que o segundo termo mais pesquisado por brasileiros é “parar fumar”.  

São aproximadamente 40.500 buscas mensais por “parar fumar”, 450.000 por “fumar” e 368.000 por “cigarro”.

Quando analiso o universo “parar fumar”, as pesquisas mais comuns são “como parar fumar”, “tratamento parar fumar” e “remédio parar fumar”.  Destaco também uma crescente pesquisa por “champix” (medicamento antitabagismo).

Assim como dieta, as buscas por parar de fumar também aumentam na primeira semana de janeiro. Mas, a partir de 2007, os picos entre maio e julho superaram o começo do ano. Acredito que esse aumento pode ter sido ocasionado pela lei que proíbe fumar em ambientes públicos fechados, campanha de responsabilidade social da Pfizer chamada “Eu quero parar” e talvez também pelo filme “Obrigado por Fumar” (Thank You for Smoking).

Racionalmente falando, uma das principais razões para que uma pessoa queira deixar de fumar é evitar as conseqüências que o habito acarreta para a saúde, particularmente o câncer de pulmão.

Diferente das pesquisas por parar de fumar, as buscas por “câncer pulmão” assume a décima posição em relação a todas as pesquisas pela palavra “câncer”.  São aproximadamente 12 mil buscas mensais por câncer de pulmão.

Apesar das buscas por parar de fumar aumentarem em janeiro, o mesmo não acontece com “câncer de pulmão”. Porém, ao decorrer dos meses, há uma ligação entre câncer de pulmão e parar de fumar, apesar da pesquisa pelo termo “parar fumar” ser bem maior:

fumo
Fonte: Google Trends

Assim, concluo que o brasileiro entende que o cigarro pode causar câncer de pulmão, e a vontade de parar de fumar é maior que a preocupação com a doença.

Terminada a primeira parte do post, vou agora comparar nosso comportamento com o comportamento dos americanos. (não me pergunte por que escolhi esse povo)

Bem, ao contrario dos brasileiros, o volume de pesquisas por câncer de pulmão é superior a pesquisas por parar de fumar. Contudo, analisando o gráfico, em termos de comportamento de busca há pouca ou nenhuma relação entre parar de fumar e as buscas ligadas ao câncer de pulmão.

smoking

Fonte: Google Trends

Ainda que as buscas por “parar de fumar” geralmente aumentarem em janeiro, o mesmo não acontece com “câncer de pulmão”.

Analisando o aumento absurdo de buscas pela doença em agosto de 2005 e 2006, encontrei uma notícia sobre o falecimento do âncora do telejornal ABC News, Petter Jennings, aos 67 anos de idade que há 6 meses sofria de câncer, e Dana Reeve, que após a morte de Jennings também revelou que sofria da doença.

O ponto interessante, é que com as mortes de Jennings e Reeve aumentou a consciência dos norte-americanos acerca do câncer de pulmão, mas não o interesse em parar de fumar. As buscas se mantiveram impressionantemente inalteradas.

Para os americanos, o desejo de parar de fumar aparece em janeiro e não dura 1 semana. Esse desejo nada tem haver com a preocupação com a saúde. Além disso, parece que eles sofrem de uma verdadeira obsessão por celebridades. No Brasil, por exemplo, as mortes de figuras nacionais como Paulo Autran e Maria Silva não aumentaram nem de perto o volume de pesquisa pela doença.

Entry filed under: Comportamento, Saúde. Tags: , , , , , , .

23 minutos por dia Site em Flash ou Html? O lado prático da questão

1 Comentário Add your own

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Total de visitas desde 25/set/09

  • 139,219 hits

Receba por email aviso sobre novo post!

Compartilhe!

Add to FacebookAdd to DiggAdd to Del.icio.usAdd to StumbleuponAdd to RedditAdd to BlinklistAdd to TwitterAdd to TechnoratiAdd to Yahoo BuzzAdd to Newsvine

Parceiros

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui! LinkLog

%d blogueiros gostam disto: