Buscas por imagens – importância, dica e Google Swirl

outubro 28, 2009 at 1:59 am 3 comentários

Vou começar esse post com uma curiosidade disponível na minha tela do computador nesse exato momento: a pesquisa mais comum quando utilizamos a palavra “photos” de referência é “free photos”. Mudando do inglês para o português, e selecionando apenas Brasil, a pesquisa mais comum quando utilizamos a palavra “fotos” de referência é “fotos de mulheres”. Ok, quando procuramos por fotos de mulheres, podemos estar atrás de alguma foto comercial para ilustrar nosso PowerPoint ou realizar alguma campanha publicitária, certo? Certo. E de fato isso deve acontecer. Mas olhando logo ao lado, percebi um aumento repentino por “fotos mulher melancia”.  São os brasileiros exalando hormônios.

 A procura por “fotos gratis” representa algo em torno de 1.830.000 pesquisas mensais. O termo “free photos” no Brasil representa algo em torno de 1.500.000 pesquisas mensais. O site Flickr é o 42º site mais acessado no Brasil, o site da ImageSchack é o 46º e o Photobucket é o 50º site mais acessado, segundo empresa Alexa. Globalmente falando, o Flickr, por exemplo, esta na 32ª posição. (dados referente a 27 de outubro de 2009)

Além desses números, gostaria de dar uma dica para todas as pessoas que, assim como eu, não repararam no link “mostrar opções”, quando procuram fotos no Google.

Vou explicar…

Acessando o Google Imagens, eu inseri a palavra “paisagens” na caixa de busca. Quando clico em “pesquisar imagens”, aparecem milhares de fotos referentes à palavra-chave inserida.

O que eu nunca tinha reparado é que logo abaixo da caixa de busca, existe um link chamado “mostrar opções”. Abrindo essa caixa, é possível filtrar sua busca da maneira que mais se adéqua ao que você quer encontrar:

google imagens

Até por cor é possível procurar. Legal, né?!

Imagino que muita gente já sabia! Mas para quem procura com pressa, provavelmente deve ter passado batido. Está dada a dica!

Obs. Google Swirl, que ainda esta em fase de experimental, é o novo serviço de imagens do Google. A melhor maneira de compreender é usando. Faça um teste, por exemplo procure pelo nosso querido presidente Lula.

Primeiro entre no Google Images e faça a busca.Você irá encontrar várias imagens, todas embaralhadas. Avance algumas páginas e veja que o padrão (de desorganização visual) se mantém. Isso porque estão classificadas por relevância e não pela sua aparência.

Agora acesse  Google Swirl e repita a busca. Logo de cara você recebe uma vista ordenada. O principal (e mais impressionante) vem agora: clique em algum das imagens e veja o resultado. Ela se abre em uma árvore estruturada aonde você pode navegar e refinar visualmente sua busca. Cada clique é um refinamento.

Apesar de ser interessante, o conceito do Google Image Swirl é similar ao da “Busca Visual” do Bing, que foi lançada e setembro pela Microsoft.

De acordo com o Google Labs, o agrupamento de imagens é conseguido graças às tecnologias Similar Images e Picasa Face Recognition.

Divulgue:

Add to FacebookAdd to DiggAdd to Del.icio.usAdd to StumbleuponAdd to RedditAdd to BlinklistAdd to TwitterAdd to TechnoratiAdd to Yahoo BuzzAdd to Newsvine

Entry filed under: Business, Comportamento. Tags: , , , , , , , .

Site em Flash ou Html? O lado prático da questão “Hot Topics” – as páginas mais populares da internet neste exato momento

3 Comentários Add your own

  • 1. isabelamidori  |  outubro 28, 2009 às 12:29 pm

    É bem interessante e prático essa ferramenta do google né?
    Uma outra dica legal que eu encontrei há um tempo atrás é a de que, quando você for procurar por uma imagem em específica, dê uma olhada e veja se encontra a origem dessa palavra em latim, ou até mesmo em outros idiomas.
    Ex: preciso de uma imagem de um pássaro, então vou lá e procuro pela palavra bird, em espanhol: pájaro, e assim vai.
    mas isso também vale para qualquer outro tipo de pesquisa. Para tornar a sua busca pela internet algo mais elaborado do que uma coisa banal que qualquer um encontre.
    Interessante né?

    Responder
    • 2. camilasimielli  |  outubro 28, 2009 às 1:45 pm

      Bastante interessante mesmo. Sabe que um amigo meu, que trabalha com isso, uma vez me disse “Nunca procure imagens em português”.
      Abs

      Responder
  • 3. Maíra  |  novembro 4, 2009 às 1:53 pm

    Bah, muito legal! Eu ainda não conhecia este recurso! Obrigada!

    Um abraço,

    Maíra

    @Mairafontoura

    Responder

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Total de visitas desde 25/set/09

  • 139,219 hits

Receba por email aviso sobre novo post!

Compartilhe!

Add to FacebookAdd to DiggAdd to Del.icio.usAdd to StumbleuponAdd to RedditAdd to BlinklistAdd to TwitterAdd to TechnoratiAdd to Yahoo BuzzAdd to Newsvine

Parceiros

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui! LinkLog

%d blogueiros gostam disto: