TOP OF MIND 2009

outubro 30, 2009 at 4:00 am Deixe um comentário

Antes de mostrar a tabela comparativa, vou explicar o meu método de medição online e o método da pesquisa tradicional Top of Mind realizada pela Datafolha.

Datafolha:

204 pesquisadores percorreram todo o Brasil para fazer a pesquisa. Foram 5.667 entrevistas em duas amostragens, uma de 2.849 e outra de 2.818.

Inteligência Online:

1 pesquisadora (eu no caso), 15 minutos de paciência e uma amostra de 49 milhões de brasileiros.

Bem, enquanto a Datafolha utiliza a tradicional pesquisa da prancheta, eu utilizei a ferramenta grátis disponível no Google (e sem sair de casa) da seguinte maneira:

Ex. Moto

Segundo Datafolha, a marca de moto mais lembrada pela população entrevistada foi a Honda, depois Yamaha e a terceira mais lembrada foi a Suzuki.

Pois bem. Lá fui eu ao Google. Selecionando apenas a categoria “Motos” e o país “Brasil”, encontrei entre as pesquisas mais comuns exatamente as 3. E na mesma ordem:

principal

Inserindo as 3 marcas no campo “adicionar termo”, pude confirmar a popularidade de cada marca:

moto total

Basicamente, foi feito essa pesquisa para cada uma das categorias abaixo. Veja o resultado:

tabela

Analisando de perto os que não bateram, percebi que foi por muito pouco (podendo entrar até na margem estipulada pela Datafolha).

Por exemplo, o carro. A marca mais lembrada pela pesquisa tradicional foi Volkswagen, mas segundo a pesquisa online, a marca mais lembrada foi a Fiat. Se pagarmos o ranking oferecido pela Datafolha, vamos encontrar a marca Fiat logo em segundo lugar.

O mesmo acontece com fogão e geladeira.

Assim, temos 2 casos críticos: C&A e Renner e LG e HP.

Na internet, é notável o maior interesse por computadores da HP:

hp

Eu procurei de diversas maneiras e não tem jeito. HP sempre na frente. O mais curioso é que essa marca nem aparece no ranking feito pela Datafolha.

O mesmo acontece com as lojas C&A e Renner:

cea

Também procurei de todos os jeitos. Mas quando se coloca varejistas de roupas, lá esta a Renner em primeiro lugar.

Você pode estar se perguntando: “Ah, mas a datafolha mostra pesquisas por regiões do Brasil.” E eu te respondo dizendo que na ferramenta Google isso também é possível. Basta selecionar o Estado desejado.

Claro que existem certas categorias que deveríamos colocar todas as marcas e analisar qual se sobressai mais.  E também existem pesquisas que só conseguiríamos saber online, se analisássemos o perfil das pessoas que acessam seus sites.

Agora descobrir a top das tops… aí deixo pra Datafolha mesmo.

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