Quem são os consumidores online?

novembro 16, 2009 at 2:56 am Deixe um comentário

Como venho dizendo através de diversos posts desse blog, a internet é e será cada vez mais uma rica e importantíssima fonte de dados. Esses dados, quando transformado em informações, são de grande ajuda estratégica para diversos tipos de organizações.

Mas afinal, quem são esses internautas? Como saber quem são esses consumidores, o que eles esperam e o que fazem online? Diversos temas desse blog foram destinados a prática de reconhecimento do consumidor frente a determinadas marcas e propagandas. Agora, vou detalhar de maneira geral quem de fato são essas pessoas.

“A criação de indicadores e estatísticas que forneçam informações relevantes sobre a disponibilidade e o uso das tecnologias de informação e comunicação no Brasil é ao mesmo tempo um desafio e uma necessidade. O desafio é decorrente da extensão geográfica e da mul­tiplicidade de condições socioeconômicas e culturais do nosso país. Por outro lado, a construção de séries histó­ricas de indicadores sobre posse e uso tornou-se con­dição fundamental para os setores públicos e privados, seja como insumo para a criação de políticas públi­cas, seja na definição de estratégias empresariais e industriais que visem ao desenvolvimento e à consolida­ção da sociedade da informação no Brasil.” Comitê gestor da internet no Brasil

1. Uso da internet

O perfil do uso do computador e da Internet no país é muito semelhante com relação às variáveis sociode­mográficas. Conforme a renda, a classe social e o grau de escolaridade aumentam, maior é a proporção de usuários das tecnologias acima mencionadas. A propor­ção de usuários de Internet chega a 83% no nível supe­rior e somente a 7% entre os analfabetos e pessoas que têm somente educação infantil.

No que tange à renda, nota-se que, na faixa de até um salário mínimo, o percentual de usuários de Internet é de 10%, contra 81% de usuários de Internet na faixa de dez ou mais salários mínimos. A diferenciação por classe social guarda a maior discrepância entre suas categorias, na medida em que há uma diferença de 76 pontos percen­tuais entre a classe A (89%) e as classes D e E (13%).

As análises por faixa etária mostram que os mais jovens continuam a ser os usuários mais assíduos da rede mundial de computadores. Na faixa de dez a 15 anos, mais da metade dos entrevistados, 53%, declarou ter navegado na web nos últimos três meses. Na faixa entre 16 e 24 anos, a proporção de usuários da Internet é ainda maior: 61%. Porém, na faixa entre 45 e 59 anos, somente 13% dos respondentes utilizaram a Internet nos três meses anteriores à pesquisa, e, na faixa de 60 anos ou mais, o número de usuários foi de 2%.

2. Local de acesso

A pesquisa identifica os “centros públicos de acesso pago” como o principal local de uso da Internet no Brasil. Com 48% das menções, esses locais ficam à frente dos domicílios, que foram citados por 42% dos respondentes. Em seguida, temos os locais “na casa de outra pessoa” e “no trabalho”, ambos com aproximadamente 22%, “na escola”, com 14%, e nos “centros públicos de acesso gra­tuito”, também chamados de “telecentros”, com 4% das menções no total Brasil.

local de uso

Fonte: CETIC

3. Tempo gasto por semana na internet

54% dos entrevistados dizem ficar de 1 a 5 horas na internet. Dentre eles, 57% são mulheres e 51% são homens com renda familiar entre R$ 416,00 – R$ 830,00. A faixa etária predominante é de 10-15 anos.

15% dos entrevistados dizem ficam de 6h-10h na internet. São homens e mulheres entre 16 e 34 anos, sua maioria trabalhadores  entre as classes sociais A e B.

4. Freqüência de uso

54% dos entrevistados dizem utilizar a internet diariamente. 57% são representantes do sexo masculino e 51% do sexo feminino. 63% são pessoas entre 45-59 anos e 59% tem entre 25-34 anos de idade. Sua maioria, trabalhadores entre as classes A e B.

5. Atividades desenvolvidas na internet

60% dos entrevistados dizem utilizar a internet para procurar informações sobre diversão e entretenimento (maioria homens, classe A entre 16 e 24 anos), 50% dizem utilizar a internet para procurar informações sobre bens e serviços (maioria homens, classe A entre 35 e 44 anos), 33% dizem procurar informações relacionadas à saúde ou a serviços de saúde (maioria mulheres, classe A, com mais de 60 anos), 29% dizem utilizar a internet para buscar emprego e enviar CV (homens e mulheres entre 25 e 34 anos, classe B) e 23% procuram informações sobre viagens e acomodações (maioria homens entre 45-59 anos, classe A).

Lazer:

86% to total de entrevistados dizem utilizar a internet para o lazer. Dentre essas atividades, assistir a filmes ou vídeos (como os do YouTube) representam 49% dos acessos.

Dentre outras atividades ligadas ao lazer temos: ler jornais e revistas (47%), jogar jogos on-line (44%), ouvir rádio em tempo real (42%), fazer download de filmes, músicas ou softwares (32%), fazer download de jogos (20%), assistir televisão em tempo real (15%), divulgar vídeos ou filmes em sites como YouTube (15%), fazer/atualizar blog ou fotoblog na internet (14%) e participar de ambientes de simulação ou realidade virtual (ex. second life) (9%).

Serviços financeiros:

84% dizem não utilizar a internet para serviços financeiros. Os 16% restantes, dizem utilizar para consultas (conta corrente, poupança, cartão de crédito) e fazer transações (pagamentos, investimentos, transferências, etc.)

Educação:

72% dizem utilizar a internet para educação. Dentre as atividades, encontram-se: realizar atividades/pesquisas escolares (65%), buscas informações sobre cursos de graduação, pós graduação e de extensão (22%), checar disponibilidade de livros na biblioteca/fazer o download de material on-line (21%) e fazer cursos on-line (10%).

Entry filed under: Comportamento. Tags: , .

E-consumidores desistem da compra se download demorar mais que dois segundos O que realmente importa sobre o comércio eletrônico

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Total de visitas desde 25/set/09

  • 139,219 hits

Receba por email aviso sobre novo post!

Compartilhe!

Add to FacebookAdd to DiggAdd to Del.icio.usAdd to StumbleuponAdd to RedditAdd to BlinklistAdd to TwitterAdd to TechnoratiAdd to Yahoo BuzzAdd to Newsvine

Parceiros

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui! LinkLog

%d blogueiros gostam disto: