Como as marcas são vistas na web

novembro 24, 2009 at 2:23 pm Deixe um comentário

Acaba de sair do forno o primeiro estudo proprietário da Plataforma ProXXIma em parceria com a E.Life e a Sinc. Para gerar conteúdo qualificado que possam ajudar os gestores de marcas a tomarem decisões mais assertivas nas suas ações digitais, a pesquisa foi buscar informações sobre a influência dos resultados de pesquisas nos mecanismos de busca na percepção que os internautas possuem das marcas. O levantamento levou em consideração as quatro marcas mais bem colocadas em dez setores da economia avaliados pelo prêmio Top of Mind 2008, realizado pela Folha de São Paulo.

O estudo investigou os sites de comércio eletrônico, de notícias, corporativos e de redes sociais que aparecem na primeira página de resultados dos buscadores Google e Yahoo!. Na contramão do que muitas marcas podem acreditar, a pesquisa mostra que, em algumas categorias, grande parte dos resultados de busca são redes sociais ou mídias geradas pelo consumidor. É o caso dos cartões de crédito. Enquanto que na pesquisa por marcas relacionadas à categoria mercado financeiro e seguros há um maior retorno de sites corporativos nos resultados de busca, principalmente os bancos, a busca por cartões de crédito resultam em um alto percentual de mídias geradas pelo consumidor. Entre as mídias geradas pelo consumidor que mais aparecem na primeira página de resultados estão blogs e fóruns especializados, o Wikipedia e sites de recomendação, como o site Reclame Aqui, especializado em reclamações sobre produtos e serviços.

Carros, que entra na categoria veículos, peças e acessórios, possuem maior índice de sites especializados para compra e venda e de mídias geradas pelo consumidor nos primeiros resultados de busca. No setor eletrônico e informática, é alto o índice de sites de compra e de comparação de preços, contudo os blogs de tecnologia também aparecem nos primeiros resultados.

É preciso ficar atento e investir nos canais adequados para a sua estratégia. A pesquisa detalhada com informações vitais para o seu negócio veja na próxima edição da revista, em outubro.

Os dez setores que mais investem na internet (em milhões):
1) Mercado financeiro e seguros – R$ 464,1
2) Veículos, peças e acessórios – R$ 256,8
3) Telecomunicações – R$ 188,4
4) Bebidas – R$ 120,6
5) Serviços ao consumidor – R$ 97,5
6) Higiene pessoal e beleza – R$ 93,0
7) Eletrônicos – R$ 92,8
8)Mídia – R$ 71,3
9) Informática – R$ 43,2
10) Cultura, lazer, esporte e turismo – R$34,2

Entry filed under: Comportamento, Reportagens. Tags: .

O que fazem as mães nas redes sociais Redes sociais registram ação e memória das organizações

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Total de visitas desde 25/set/09

  • 139,219 hits

Receba por email aviso sobre novo post!

Compartilhe!

Add to FacebookAdd to DiggAdd to Del.icio.usAdd to StumbleuponAdd to RedditAdd to BlinklistAdd to TwitterAdd to TechnoratiAdd to Yahoo BuzzAdd to Newsvine

Parceiros

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui! LinkLog

%d blogueiros gostam disto: