O que determina a escolha dos candidatos em que votamos?

dezembro 2, 2009 at 1:14 am 1 comentário

Quando o eleitor decide em que candidato votar em uma eleição, em que se baseia sua decisão?

São milhões e milhões de dinheiro gastos em campanhas eleitorais.  Na verdade, sabemos que quem é PT roxo, jamais será PSDB roxo, e vice-versa. Então pra que serve esse mundão de dinheiro? Penso eu que seja uma estratégia para “atacar” as pessoas em dúvida e tentar converte-las em eleitores-potenciais.

De fato, um dos maiores desafios das pesquisas de mercado é prever como os eleitores vão votar assim que entram na cabine. Pela maneira com que procuramos informação dos candidatos, parece que o fator decisivo para alguns eleitores não é o partido político ou sequer questões especificas. Para uma larga porção de eleitores com acesso à internet, os aspectos pessoais como dados sobre a família e amigos, podem ditar as decisões.

Infelizmente não possuo dados referentes à eleição do presidente Lula, mas encontrei dados referentes à sua reeleição em 2006.

Quando considero o termo “eleição” especificamente no ano de 2006, os 5 principais termos de busca são:

  1. Presidente Lula
  2. Presidente do Brasil
  3. Lula presidente
  4. Governo Lula
  5. Geraldo presidente

Focando agora somente no presidente Lula, as principais pesquisas são:

  1. Amigos do presidente Lula
  2. Site Lula presidente
  3. Fotos presidente Lula

Focando agora no seu concorrente, Geraldo Alckmin, temos:

  1. Debate
  2. Lula Alckmin
  3. PSDB

Veja então que a procura pelo partido político foi mencionado apenas 1 vez nas pesquisas.

Fatos polêmicos como o mensalão, parecem ter sido esquecidos conforme o passar dos anos. Ok. Até aí nenhuma novidade.

Abrindo um parênteses nesse post, resolvi matar minha curiosidade sobre o comportamento dos americanos.

Descobri que não há citação referente ao partido político nenhuma vez.

As principais pesquisas sobre Obama no ano de sua eleição foram “Obama speech”, “Michelle Obama”, “Obama Antichrist”, “Obama pictures” e para John Mccain, os termos mais pesquisados foram “biography”, “wife”, “speech”, “Cindy Mccain”, “pictures”.

Como já apresentei em posts anteriores, os americanos parecem ser um pouco mais chegados em fofocas do que nós brasileiros.

Mas de qualquer maneira, há pouca ou nenhuma ligação entre partido político e os candidatos nas buscas online, tanto no Brasil quanto nos EUA.

Voltando a utilização da pesquisa de mercado, não há como identificar o que levou os eleitores a optarem por um candidato. O maior problema é que não se pode fazer perguntas específicas. E mesmo se pudesse, não creio que a maioria dos entrevistados assumiria ter tomado sua decisão baseada na vida pessoal do seu candidato. Soaria um tanto superficial. Porém, essa mesma preocupação com a vida pessoal, aparecerá de maneira clara nos termos de buscas das pesquisas que a pessoa fizer online.

O levantamento de informações reveladores a partir dos dados de termos de buscas pode ser um caminho para converter um possível eleitor em eleitor-potencial. Basta entender o que ele exatamente quer ouvir.

Compartilhe essa matéria:

Add to FacebookAdd to DiggAdd to Del.icio.usAdd to StumbleuponAdd to RedditAdd to BlinklistAdd to TwitterAdd to TechnoratiAdd to Yahoo BuzzAdd to Newsvine

Entry filed under: Comportamento, Política. Tags: , , , , , .

Aborto e férias escolares Utilizando blogs de maneira inteligente

1 Comentário Add your own

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Total de visitas desde 25/set/09

  • 139,219 hits

Receba por email aviso sobre novo post!

Compartilhe!

Add to FacebookAdd to DiggAdd to Del.icio.usAdd to StumbleuponAdd to RedditAdd to BlinklistAdd to TwitterAdd to TechnoratiAdd to Yahoo BuzzAdd to Newsvine

Parceiros

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui! LinkLog

%d blogueiros gostam disto: