Utilizando blogs de maneira inteligente

dezembro 5, 2009 at 1:44 am 1 comentário

Faz sentido pensar que quanto mais mencionam uma determinada marca em um blog, mais acessos o site oficial da marca terá, certo? Porque pense bem, as pessoas que estiverem lendo o blog e se interessarem pelo produto em destaque, certamente irão clicar no link relativo ao site da marca para saber mais sobre o produto, onde comprar, etc.

Vou abrir um parêntese nesse post e relembrar algo importante. Há tempos, li um livro chamado Freakonomics, de Steven D. Levitt e Stephen J. Dubner. Em um determinado capítulo, os autores citaram John Kenneth Galbraith: “Associamos a verdade à conveniência”. Assim, é que, sob o ponto de vista de Galbraith, a sabedoria convencional deve ser simples, conveniente, cômoda e confortadora – embora não necessariamente verdadeira.

O que venho mostrar através dessa pesquisa, é que as vezes precisamos virar o nosso sentido de pensar de cabeça para baixo para entender novas perspectivas.

Vamos aos dados.

Escolhendo aleatoriamente os blogs www.blogdamulher.com , 2beauty.com.br, dasmariasblog.com, diadebeaute.com, www.juliapetit.com.br, resolvi estudar o comportamento de suas leitoras.

Como de se esperar, pesquisas utilizando palavras-chave como “maquiagem para os olhos”, “alisamento”, “sapatos”, “unhas decoradas”, “perfumes”, “creme pela seca”, etc. são bastante freqüentes.

Porém, utilizando a ferramenta Google Insights para website, descobri que as maiorias das meninas, ao acessar os blogs, raramente entram no site de alguma marca. O comportamento delas em geral é pular de site em site, blog em blog para descobrir novidades e tendências. O máximo de diferente é talvez acessarem o youtube para ver algum vídeo.

Para não tirar nenhuma conclusão precipitada, resolvi analisar o tráfego desses sites utilizando outra ferramenta, o Alexa.

O resultado foi o mesmo.

Analisando esses dados, não vejo um motivo real para grandes marcas pagarem para deixar um banner em blogs com grande acesso de seu público-alvo. Deixe isso para empresas de serviço! Ou para empresas que não são da categoria principal do site (utilizando esse raciocinio, existem muitos blogs que o assunto principal não esta relacionado com seu produto, porém esse mesmo blog pode atrair também o seu público-alvo. Por exemplo, se eu fosse um fabricante de lingerie, eu poderia deixar um anúncio no site revista grátis, pois apesar do site ser voltado para o público masculino, sabemos que mulher tem uma curiosidade absurda de ver – e criticar – outras mulheres. Esse site atrai também muitas mulheres que querem por silicone. Observando rapidamente a comunidade sobre silicones no orkut, esse site é mencionado mais do que qualquer outro).

Por outro lado, a utilização da internet para divulgar e marcar o nome da empresa na cabeça dos consumidores é fundamental.

Então como alinhar o melhor custo-benefício?

Eu pessoalmente acho que a melhor maneira de utilizar os blogs como marketing para marca é enviar uma amostra dos produtos para as responsáveis de cada blog.

Depois de selecionados os melhores blogs (esse ponto é muito importante, pois cada pessoa tende a se identificar com o estilo de cada blog. Entender qual o público que determinado site atinge é fundamental para alinhar a estratégia. Sites como Alexa podem trazer informação úteis referente a cada blog), a marca poderia enviar, por exemplo, uma amostra de produtos para as responsáveis. Assim, a própria redatora irá descrever o que achou do produto, gerando maior credibilidade entre as leitoras e conseqüentemente maior curiosidade de experimentação.

Essa é apenas uma idéia… E idéia é o que não falta!

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