Marketing Uniban = Fale mal mas fale de mim

dezembro 14, 2009 at 2:23 am Deixe um comentário

Como sabemos, a estudante Geisy Arruda foi xingada nos corredores da Uniban (Universidade Bandeirante) por usar um microvestido.

Depois que o tumulto foi filmado e os vídeos divulgados na internet, o caso ganhou uma repercussão tremenda. A faculdade decidiu expulsá-la, depois essa mesma decisão foi revogada e em novembro, muito foi debatido sobre o assunto.

A universidade divulgou a expulsão da aluna em um anúncio publicado em jornais, no qual afirma que ela frequentava a unidade com trajes inadequados “indicando uma postura incompatível com o ambiente”.

Essa justificativa causou polêmica gerando debates em rede nacional e entre amigos.

O fato é que a universidade ficou um tanto quanto “queimada” na visão de muitas pessoas e todo o estardalhaço caiu bem no mês das inscrições para o vestibular 2010 da universidade.

Teoricamente a universidade tinha tudo para sair prejudicada. Afinal, ela estava na boca do povo! e de uma maneira nada positiva.

Talvez com medo dessa situação (ou não), o investimento em propagandas no horário nobre divulgando cursos “inacreditáveis” como “faça graduação E pós graduação em 4 anos” foi elevado nesse mês de dezembro, bem como marketing em redes sociais e msn. Porém, antes disso, a universidade já tinha caído no famoso “fale mal mas fale de mim”.

Graças a Geisy e seu vestido curto, a popularidade da Uniban saltou para um pico jamais visto. E este pico não esta relacionado com fatores negativos ou ao caso específico da Geisy. Essa popularidade esta estritamente ligada ao vestibular 2010:

Fonte: Google Trends

Este pico ultrapassando Unip e Uninove foi o primeiro desde 2005.

Veja no gráfico abaixo que quando ocorreu a explosão do caso Geisy, as buscas por informações sobre o vestibular Uniban 2010 aumentaram (não na mesma proporção, mesmo porque o caso Geisy abrange um universo muito maior enquanto buscas por vestibular atinge uma parcela determinada da população):

Fonte: Google Trends

Os defensores do “fale bem ou falem mal, mas falem de mim” dizem que  uma campanha pode ter seu sucesso atestado pela mobilização gerada, pouco importando se esta fosse positiva ou negativa.

Seguindo esta lógica, Geisy, ao juntar uma multidão de pessoas tentando apedrejá-la dentro da universidade, teve como resultado uma mobilização de sucesso para Uniban.

A partir do momento que ocorre um escândalo público como esse, a comunicação se torna mais aberta, possibilitando melhor posicionamento das partes.  A partir desse posicionamento claro, um maior número de pessoas se sente mais confortável para assumir o lado onde há maior afinidade.

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