O nicho Edu Mangá

janeiro 28, 2010 at 7:37 pm 2 comentários

Confesso que fico curiosa pelo número de histórias que se escondem dentro de milhões de dados deixados por nós para serem descobertos.

Essa semana recebi uma sugestão de pesquisa. Carolina me sugeriu um tópico bastante interessante: EduMangá.

Mangá eu conhecia! De quadrinho japonês. Porém, ela deliberou algo bastante interessante: “Enquanto no Brasil quadrinhos/mangás costuma ser rotulado como um produto para crianças, no Japão os edumangas são amplamente utilizados em publicações para todas as faixas etárias, de crianças em idade escolar até jovens no nível técnico ou superior. Muitas vezes utilizados como manuais de treinamento nas empresas, livros de receitas, guias de informática, saúde, idiomas, jogos, específicos para gestantes, sobre finanças, bolsa de valores, religião etc.”

Assim, enquanto o Mangá é um dos princiapais meios de comunicação em massa, o EduMangá tem o intuito de transformar o mangá numa ferramenta de ensino e apoio a educação.

Corri para pesquisar no Google mais sobre EduMangá.

A primeira resposta ao digitar esse termo foi falha. O Google até me corrigiu questionando se eu não quis dizer “Edu Mangá”. Tudo bem. Aceitei a sugestão. Quando deparei com os resultados da busca, a maioria trouxe informações sobre Eduardo Antônio dos Santos, vulgo Edu Manga que definitivamente não era o que estava procurando.

Tentei então utilizar aspas nas palavras-chave para que a ferramenta de buscas me trouxesse exatamente o que havia digitado.

Para “EduMangá”, obtive apenas 2 links!
Para “Edu Mangá” obtive centenas.

Porém pouquíssimos falando sobre o assunto. Fiquei intrigada com que vi e logo pensei que tinha acabado de encontrar uma demanda sem oferta! O número da mega-sena para os capitalistas mercenários!

Assim direcionei rapidamente meu navegador para o Google Trends afim saber o tamanho dessa demanda. … Não tem demanda! Não tem, ué. Simplesmente quase ninguém procura por EduMangá (no sentido japonês, e não no do nosso amigo Antônio dos Santos) no Brasil.

Por quê?

Foi aí que entendi que ninguém procura por EduMangá simplesmente porque pouquíssimas pessoas conhecem tal expressão. No entendo, a essência do termo esta começando a ser procurado por brasileiros.

Segue abaixo alguns dados:

– Aproximadamente 170 pessoas por mês buscam Mangás para aprender a língua japonesa (“aprenda japonês lendo mangá). Esta pesquisa pode estar claramente relacionada com o título da editora JBC.

– Aproximadamente 210 pessoas por mês procuram por Bíblia em Mangá

– Aproximadamente 140 pessoas por mês pesquisam filmes como Crepúsculo e Avatar em Mangá

O volume de buscas ainda é muito pequeno. A grande maioria procura desenhos Mangá como caricatura, cursos de como aprender a desenhar e quadrinhos específicos.

Encontrei no Google, várias referências sobre Manga Nihon Keizai Nyuumon. A maioria em inglês.

Como citou Carolina, o autor é reconhecido por sua grande contribuição pelo seu pioneirismo no desenvolvimento de Mangás didáticos.

Sobre o autor, pode-se destacar Introdução a Ecônomia Japonesa em Mangá e A História do Japão em Mangá.

Taí um nicho a ser explorado.

A Novatec Editora esta traduzindo a série The Mangá Guide para o português, uma publicação em conjunto com a editora americana No Starch Press e a japonesa Ohmsha. Esta série é um grande exemplo da utilização do Edumangá, pois tem vários títulos que abordam diversas áreas do conhecimento.

Os títulos já confirmados para tradução são: Guia Mangá de Bancos de Dados, Guia Mangá de Eletricidade, Guia Mangá de Estatística, já disponiveis no site da editora, além do Guia Mangá de Física Mecânica Clássica, Guia Mangá de Cálculo Diferencial e Integral e Guia Mangá de Biologia Molecular.

Compartilhe:

Add to FacebookAdd to DiggAdd to Del.icio.usAdd to StumbleuponAdd to RedditAdd to BlinklistAdd to TwitterAdd to TechnoratiAdd to Yahoo BuzzAdd to Newsvine

Entry filed under: Business. Tags: , , .

“Viralizando” na web Estratégias Digitais de Marketing

2 Comentários Add your own

  • 1. Carolina Kuwabata  |  janeiro 29, 2010 às 12:05 pm

    Olá Camila!

    Agradeço a atenção que você deu a minha sugestão e sua dedicação na pesquisa.

    Muito obrigada. ^^

    Responder
  • 2. lucasdsd  |  fevereiro 22, 2010 às 2:42 am

    Oi, gostei bastante deste post não conhecia o termo edumangá

    lendo o post lembrei deste projeto http://www.aprendendodjango.com/

    não é exatamente um mangá mas utiliza bastante imagens ao decorrer dos textos explicativos…

    Responder

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Total de visitas desde 25/set/09

  • 139,219 hits

Receba por email aviso sobre novo post!

Compartilhe!

Add to FacebookAdd to DiggAdd to Del.icio.usAdd to StumbleuponAdd to RedditAdd to BlinklistAdd to TwitterAdd to TechnoratiAdd to Yahoo BuzzAdd to Newsvine

Parceiros

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui! LinkLog

%d blogueiros gostam disto: