Você conhece o Next Big Sound?

março 17, 2010 at 11:25 pm Deixe um comentário

Next Big Sound é uma ferramenta online que mede a popularidade das bandas, músicas e artistas através da compilação de dados obtidos em diversas redes sociais: MySpace, Last.fm, iLike, Facebook, Twitter e Youtube.

Com o avanço das mídias sociais, ficou cada vez mais dificil rastrear a popularidade de um artista. Medi-la pela venda de cds ou pela quantidade de download já não é mais preciso. Quedas nas vendas de cds de um artista, nem sempre significa que sua popularidade tenha caido.

Aí que entra o Next Big Sound. O site oficial é basicamente uma ferramenta para fãs, artistas, profissionais de entretenimento e jornalistas para rastrear a popularidade de músicas, bandas ou artistas solo.

Para traçar o gráfico, a ferramenta leva em consideração a quantidade de vezes que um fã tocou a música, visualizou informações sobre o artista e comentou algo sobre o mesmo.

Por enquanto o site funciona como Wiki; os usuários podem incluir bandas que ainda não foram cadastradas.

Para testar a ferramenta, escolhi a banda de pop rock OK Go que ficou entre os vídeos mais assistidos do YouTube e que deu o que falar com a notícia de ter abandonado a EMI para formar seu selo independente.

Como pode ser visto, ocorreu um aumento de visualizações dessa banda no começo de março, justamente quando o novo vídeo da banda foi lançada no YouTube. 

Com a utilização da ferramenta, também é possível comparar a popularidade entre bandas e identificar qual rede social gera maior buzz online:

Entry filed under: Entretenimento. Tags: .

O real impacto das mídias sociais no Haiti, Chile e no resto do mundo Prevendo o vencedor do BBB10

Deixe um comentário

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Total de visitas desde 25/set/09

  • 153.006 hits

Receba por email aviso sobre novo post!

Compartilhe!

Add to FacebookAdd to DiggAdd to Del.icio.usAdd to StumbleuponAdd to RedditAdd to BlinklistAdd to TwitterAdd to TechnoratiAdd to Yahoo BuzzAdd to Newsvine

Parceiros

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui! LinkLog