Popularidade online dos candidatos a presidência do Brasil

agosto 15, 2010 at 8:04 pm 2 comentários

Semana passada, os políticos brasileiros ocuparam o oitavo lugar dos temas mais citados no Twitter NO MUNDO.

Sendo assim, resolvi estudar a popularidade dos 3 principais concorrentes ao posto de presidente da república:

Nossa! Taí um gráfico que eu realmente não esperava.

Marina Silva é a mais popular dos canditados. Sofreu uma “esticada” após os debates do Jornal Nacional.

Lembrando que em todas as pesquisas do Datafolha Serra e Dilma disputavam o primeiro lugar enquanto Marina reivana absoluta em seu terceiro lugar.

Bom, mas por trás dessas pesquisas, o que realmente estamos procurando dos canditados?

Quando estudo o termo “Marina Silva”, as pesquisas mais comuns relacionadas com o termo são “vice marina silva”, “biografia marina silva”, “pv marina silva” e “twitter marina silva”.

O interesse regional vem de Brasília.

Quando estudo o termo “Jose Serra”, o termo de pesquisas relacionado é “twitter jose serra”. O interesse regional esta em São Paulo e Pernambuco.

Já quando estudo “Dilma Rousseff”, o termo de pesquisa mais comum é “ficha criminal Dilma Rousseff” (oi?), “biografia dilma rousseff” e “blog dilma rousseff”.

Veja isso:

Para quem perdeu esse episódio, a suposta ficha criminal caiu na rede e já foi publicada até em um jornal de grande circulação. Vale lembra que a própria Dilma afirmou que esta ficha é falsa. E está tentando – sem sucesso – abafar o caso.

Os interesses regionais da candidata vem, em sua maioria, de Brasília e Mato Grosso.

Coincidência ou não, o fato é que para nenhum dos candidatos termos relacionados a proposta de governo foi mencionado de maneira significativa nas buscas online.

Conforme dito no post “O que determina a escolha dos candidatos em que votamos?” há um interesse muito maior na vida pessoal dos candidatos (biografia, por exemplo) do que de fato nas propostas de governo.

As redes sociais estão sendo utilizadas também como uma grande ferramenta de marketing dos candidatos.

O mais popular nas redes sociais é o José Serra. O twitter do Serra, por exemplo tem mais de 350 mil seguidores e é possivel encontrar vários videos do candidato no youtube.

Parece que ele estudou bem a estratégia do Obama (lembram do my.barackobama.com ?).

Apesar de estar nos 4 cantos da internet, Serra ainda não ganhou a popularidade do Google. Como visto no primeiro gráfico desse post, Serra ainda é o menos popular nas ferramentas de busca.

Tenho um chute… Ou o twitter dele já mostra tudo que as pessoas querem saber, ou a vida da Dilma e da Marina são realmente muito mais interessantes do que a dele.

Além disso, penso também em outra hipotese… os seguidores de Serra, provavelmente são os eleitores que votarão nele. Politicamente falando, existe os “pt roxo” e os “psdb roxo”. Os que estão no meio são descrentes e indecisos. Qualquer político racional gostaria de converter grande parte desses eleitores indecisos para si. E é por isso que se gasta milhões em marketing nas campanhas.

Visto por esse ângulo, enquanto Serra atrai as pessoas apenas para o seu twitter super-famoso, Marina e Dilma atraem os eleitores para questões pessoais de suas vidas, como biografia. E assumida ou não publicamente, a questão pessoal transforma muitos votos nulos em votos efetivos.

Apesar do grande salto de Marina Silva, eu não acredito na sua eleição. Esse salto teve motivos para acontecer. Ela apareceu em canais de televisão falando sobre seus projetos o que consequentemente causou curiosidade nos brasileiros que só conheciam Serra e Dilma, PT e PSDB. Infelizmente grande parte de nós ainda pensa naquela velha matemática de “votar em quem não tem chance é jogar voto no lixo” (vou pensar nisso quando plantar uma árvore ou ajudar uma criança carente).

Voltando então para Dilma vs. Serra, Dilma tem aproximadamente 165 mil seguidores vs. 350 mil de Serra.

A comunidade de Dilma no Orkut tem 104 mil usuários, enquanto a de Serra tem 69mil.

3 mil pessoas curtiram Dilma no Facebook, enquanto 8 mil curtiram Serra (engraçado que só com essas 2 linhas – facebook vs. orkut – já dá para notar o publico do Serra e o público da Dilma).

O público de Dilma, mais simples, ainda não é tão online quanto a classe mais alta. Então não é posspivel tirar uma conclusão só com o favoritismo nas redes sociais.

Concluindo…Dilma se mostra mais capaz de reverter votos nulos em votos efetivos, já que há mais pessoas procurando informações sobre ela (ex. “biografia dilma”) do que sobre o Serra no Google. Apesar disso, muitas buscas por Dilma se referem a um lado negro da candidata, sua ficha criminal.

Entry filed under: Comportamento, Política. Tags: , , , , , , , , , .

As 10 bandas mais procuradas por brasileiros O interesse por “faculdade” diminui ao passar dos anos

2 Comentários Add your own

  • 1. Flores  |  dezembro 16, 2010 às 7:56 pm

    Gosto muito do seu blog; os posts são sempre interessantes e motivam à leitura. Continue com o excelente trabalho. Shirley de Souza Flores

    Responder
  • 2. Livro Seo Otimização  |  fevereiro 24, 2011 às 2:56 pm

    Uma dos melhores textos sobre este assunto, obrigado por compartilhar.

    Responder

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Total de visitas desde 25/set/09

  • 139,219 hits

Receba por email aviso sobre novo post!

Compartilhe!

Add to FacebookAdd to DiggAdd to Del.icio.usAdd to StumbleuponAdd to RedditAdd to BlinklistAdd to TwitterAdd to TechnoratiAdd to Yahoo BuzzAdd to Newsvine

Parceiros

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui! LinkLog

%d blogueiros gostam disto: