Descobrindo o próximo astro musical

dezembro 9, 2009 at 8:25 pm 1 comentário

“O conceito de web 2.0 chegou a minha caixa de entrada de mensagens na forma de um e-mail de um amigo insistindo que eu assistisse a um vídeo amador no serviço de vídeos do Google. Cliquei no link e carreguei o vídeo que mostrava 2 estudantes chineses de belas-artes de Guangzhou dublando a música I want it that way, dos Backstreet Boys (…) Era hilariante! Eu dava gargalhadas incontroláveis ao assistir as palhaçadas daqueles dois estudantes do outro lado do mundo. Ao mesmo tempo, na mesma hora senti-me compelido a enviar o link para vários amigos. Não demorou muito para que o vídeo dos dois rapazes – conhecidos como Back Dorm Boys – Wei Wei e Huang Yi Ziu – tivesse mais um milhão de acessos”. Bill Tancer, gerente-geral de pesquisa global da companhia de inteligência competitiva on-line Hitwise, em seu livro “Click” (que alias, me inspirou muito a escrever esse blog)

A difusão viral não é produto da web 2.0. O marketing viral existe desde a web 1.0. A diferença é que o que antes era criado apenas por editores e profissionais, agora pode ser criado por amadores de qualquer lugar do mundo. A partir daí, um contingente seleto de usuários da internet tem se tornado gerador de conteúdos.

Seguindo o bom e velho estilo “Faça você mesmo”, muitas bandas estão utilizando a internet para divulgar seus trabalhos.

Este foi o caso, por exemplo, Mallu Magalhães, que registrou, em 6 meses, mais de 850 mil acessos em músicas de seu perfil no MySpace.

Além de Mallu, outros hoje famosos internacionalmente contaram com o MySpace, conhecido pelo enfoque em música, para aparecer: Amy Winehouse, Lilly Alen, Sean Kingston, Mia Rose (que ainda tem muitos vídeos caseiros no youtube) e Paramore.

A internet é um lugar democrático. Não tem jeito! Só segue em frente quem realmente tem talento (de qualquer tipo) e pró-atividade. Nada é imposto. As pessoas tem na web o que querem. O sucesso é sempre merecido. Por um mérito ou por outro.

“A internet também ajuda os artistas a ganharem dinheiro – sim, diretamente, pela própria rede. No Brasil, o projeto Download Remunerado, da Trama Virtual, tem no topo de seu ranking a banda Dance of Days. A mecânica do serviço é o pagamento aos artistas de acordo com o número de downloads de suas faixas. A média de ganho, por música, fica em cerca de 10 centavos – dinheiro investido por patrocinadores”. Lygia de Luca, repórter do IDG Now!

O passo a passo que transforma uma gota no aceano em um aceano inteiro, ou nesse caso uma banda de garagem em uma estrela do rock é basicamente o seguinte:

1. A banda cria um perfil em redes socias, como por exemplo o MySpace. Após criação do perfil, ela provavelmente irá adicionar perfis influentes, falastrões escolhidos a dedo para aumentar a frequência de visitas a página, ouvir, baixar músicas e tornar fans;

2. A banda lança seu website oficial e o tráfego começa a aumentar a partir de sites de relacionamento social;

3. Em paralelo,a notícia se espalha através das redes sociais a medida que os superconectores (pessoas influentes) atuam como catalisadores para divulgar o bochicho;

4. Conforme o burburinho aumenta nas redes sociais, a notícia se alastra pelos blogs e outros sites de crítica de música, aumentando o tráfego nas máquinas de buscas;

5. O tráfego de buscas ultrapassam o tráfego das redes sociais. A banda tornou-se popular.

O comportamento observado na forma de visitas a página oficial da banda – a partir do MySpace  outras redes sociais – pode ser uma bola de cristal que a indústria do entretenimento vem procurando.

Tentei cruzar informações obtidas através de um pesquisa nos sites music.myspace.com e youtube.com. Assim, eu poderia encontrar as bandas que estavam recebendo maior volume de visitas de redes sociais como primeiro passo para prever as estrelas de amanhã.

Na minha pesquisa, eu optei por descartar bandas com gravadoras. Eu estava mesmo disposta a encontrar a futura estrela do pop/rock/country/emo, ou o que fosse!

Eis o resultado:

Gabe Bondoc, San Mateo, California

Mais de 1 milhão de exibições no MySpace. Mais de 26 mil fans.

Em 2 meses recebeu mais de 300 mil acessos na música “Fallin’ for you”de Calbie Caillat – http://www.youtube.com/watch?v=Hrz-cxFXPqA

Tiffany Alvord, California US

Mais de 100 mil exibições no MySpace. Mais de 4 mil fans.

Em 2 meses recebeu mais de 700 mil visualizações da música “Down” de Jay Sean no youtube. http://www.youtube.com/watch?v=UHX5teyWog8

Hemo, Alicante, Espanha

Mais de 200 mil exibições no MySpace

Em 2 anos recebeu mais de 7 milhões de acessos com o tema principal do filme Piratas do Caribe – http://www.youtube.com/watch?v=_Z_lAjt-gMw

Aninha Cunha, Belo Horizonte, Brasil

Em 7 meses recebeu mais de 7 mil acessos no seu vídeo, Stigmatized da banda The Calling – http://www.youtube.com/watch?v=4siSF75Sjwk

Seu perfil foi visualizado por mais de 20 mil pessoas

Ok. Tem muito mais gente por aí… como as meninas da Fiomily, por exemplo!

Acho que o que acaba chamando a atenção é o diferencial. Um jeito, uma voz diferente… um lugar diferente… ou uma maneira diferente de divulgar. Porque de pessoas talentosas o mundo esta cheio!

Se você souber de outras bandas do momento, vale divulgar aqui no blog!

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